Cirurgia Íntima, Ninfoplastia, Cirurgia Repardora dos Pequenos e Grandes Lábios da Vagina, Labioplastia Vaginal
A Ninfoplastia é a cirurgia de redução dos pequenos lábios da vagina, e vem se popularizando de forma progressiva no Brasil. O tamanho dos pequenos lábios pode ser classificada de acordo com o excesso de tecido, e pode ocorrer em ambos os lados em apenas um lado(assimetria).
A cirurgia é relativamente simples, sendo realizada a retirada do tecido excedente, que pode ser feita em ambiente ambulatorial (anestesia local) ou em ambiente hospitalar (anestesia local e/ou peridural e sedação, ou anestesia geral). O procedimento dura em torno de uma hora. O retorno às atividades de rotina pode ser feito no mesmo dia ou no dia seguinte, dependendo de cada caso. Geralmente, a atividade sexual deve ser interrompida por 30 dias.
Outros procedimentos pode ser associados, como lipoaspiração do monte de vênus, lipoenxertia de grandes lábios, assim como tratamentos dermatológicos clareadores da região genital.
Se necessário, pode ser solicitada a presença de um ginecologista para realizar concomitantemente a cirurgia do períneo (perineoplastia - reposicionamento da musculatura interna da vagina).
As melhores candidatas para realizar está cirurgias são mulheres que apresentam desconforto físico ou psíquico. As queixas mais comuns são relacionadas à prática do ato sexual, e também no uso de vestimentas que podem evidenciar o excesso de volume, como por exemplo o biquini ou malhas esportivas.
O Brasil é recordista mundial em cirurgias íntimas femininas.
Só em 2015, a modalidade mais popular de intervenção na vagina – a labioplastia ou ninfoplastia – foi feita por 12.870 mulheres no país, segundo a Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (Isaps, na sigla em inglês).
A lipoaspiração do monte de vênus é indicada para retirar o excesso de volume, e pode ser realizada através de lipoaspiração convencional ou associada com laser, para menor tempo de recuperação e melhora da flacidez, quando presente.
Quando feita isoladamente, geralmente utiliza-se anestesia local. O procedimento é simples e rápido, e pode ser realizado de forma ambulatorial, sem a necessidade de uma internação.